Plugins vst: alternativas gratuitas ao auto tuner e melodyne

Tempo de leitura: 2 minutos

GSnap_2

Os corretores de pitch são plugins que auxiliam, e muito, na hora de fazer a correção da afinação vocal ou mesmo de instrumentos solo como violino.
E hoje nós reunimos aqui algumas alternativas de plugins gratuitos semelhantes ao Auto Tuner, que vão te ser de grande ajuda caso você não tenha grana no momento para investir em plugins caros, esse aqui são muito bons mesmo e todos free!

 Gsnap (Windows)

Esse plugin editor de pitch foi testado aqui pelo blog 3D Music e foi aprovado!
O Gsnap tem uma interface simples mas é muito poderoso. Ele conta com 3 seções: midi, correction e detection, cada uma com 4 knobs virtuais para você fazer os devidos ajustes. E traz ainda uma ferramenta de seleção de escala.
O Gsnap possui muitas ferramentas que merecem ser explorada para tirar o proveito desse plugin que é uma boa alternativa ao Auto Tuner.


Auto Talent (MAC e Windows)

Disponível para MAC e Windows, o Auto Talent é um plugin de código aberto (open source) e oferece muitas ferramentas úteis para fazer a correção de vozes e instrumentos.
Apesar de uma interface nada amigável ele faz bem o seu papel, basta tirar um tempinho para se acostumar e é possível fazer muitos ajustes com ele.


KeroVee (Windows)

O KeroVee tem uma interface que muito lembra o design do Gsnap. Ele tem mais ferramentas que ele e é mais intuitivo, só que que
Esse plugins vst corretor de pitch já tem um botão de by pass nele mesmo, então você pode ir editando e vendo o antes de depois sem ter que sair do programa.
Ele se parece um pouco com o Melodyne na hora de mostrar as notas, pois do lado da tela de monitoração ficam as notas de Dó a Si.
Infelizmente a última atualização que o plugin teve foi em 2013, o que dificulta um pouco as coisas para quem usa Windows 10 (testamos no Windows 8.1 e rodou normalmente)
No site do desenvolver existe um vídeo mostrando como usar o KeroVee. E quando você fizer o download do plugin virá um pequeno manual em inglês.


Como instalar os plugins?

Para fazer a instalação dos plugins você terá que fazer o download de cada um e depois extrair os arquivos, como se tratam de plugins vst eles virão no formato de “dll”, você terá que pegar essa dll e colocar na pasta de plugins do seu computador (aquela que seu programa de gravação lê), tipo: C:Program FilesVST ou se você usa o Cubase, por exemplo, será: algo tipo: C:Program Files (x86)SteinbergVstplugins
Fique atualizado quanto as novas postagens do blog!