6 dicas para gravar áudio sem ruídos de fundo

Tempo de leitura: 4 minutos

6-2Bdicas-2Bpara-2Bgravar-2Bsem-2Bru-25C3-25ADdos-300x169

Um dos grande problemas de quem tem Home Studio são os terríveis ruídos de fundo quando se está gravando algum instrumento ou voz. Muitas das vezes o problema pode ser a falta de aterramento, o som do ar-condicionado ou ventilador ou mesmo um problema no microfone. E para te ajudar com isso, separamos aqui 6 dicas para gravar áudio sem ruídos de fundo. Confira elas a seguir.

1 – A acústica da sala

Muitos de nós gravamos ou já gravamos num ambiente sem tratamento acústico, afinal o Home Studio é isso, é gravar no quarto, no banheiro ou qualquer ambiente que se tenha e tentar tirar um bom som do que possui. Por isso vejamos algumas dicas para evitar ao máximo os ruídos de fundo numa gravação:

– Veja se o local está calmo e silencioso, você pode usar um aplicativo para medir os níveis de decibéis do quarto: para Android ou para IOS.

– Desligue aparelhos que possam provocar ruídos de fundo como ventiladores, purificador de ar, rádios, ar-condicionado, pois esses sons podem acabar não aparecendo logo de cara, mas o microfone podem capta-los, ainda mais quando não se tem um isolamento acústico. Lembre-se também de, se possível, fechar portas e janelas, tome cuidado apenas para não acabar ficando muito abafado. Faça pequenas pausas entre cada sessão de gravação.

2 –  A importância do pop filter

Eu tenho reparado que muitas pessoas que tem Home Studio não usam o pop filter, mas ele é um item muito importante para gravação de voz, pois evita aqueles sons fortes causados pelo “P”, “B”, “S”, “T”, ou seja, consoantes que podem causar um “estouro” na gravação e que é impossível de eliminar na edição de áudio. Um pop filter custa cerca de R$ 40,00 e você também pode fazer o seu próprio usando meia de seda e um bastidor para bordado, daqueles redondos, veja um vídeo que ensina como fazer um pop filter:

3 –  Aterramento (uma das principais causas de ruídos)

Além de proteger o seu sistema: computador, interface e equipamentos, fazer o aterramento na instalação elétrica é importante para evitar ruídos de fundo na gravação, já que a falta dele é uma das principais causas de zumbidos na gravação, conhecidos como “loops de terra”, os famosos “humm” em suas gravações no Home Studio. Esse mesmo zumbido pode acontecer se o aterramento estiver errado.

aterramento-2Bpara-2Bevitar-2Bru-25C3-25ADdos-2Bna-2Bgrava-25C3-25A7-25C3-25A3o-300x267

Mas para contornar essa situação você pode estar usando um filtro de linha para ligar seu aparelhos e também usar cabos balanceados (aquelas com três fios, em vez de apenas dois) ou, se não tiver aterramento, fazer a instalação dele, pois é importante para evitar até mesmo acidentes na sua rede elétrica.

4 – Cabos

É importante também possui bons cabos e verificar se eles não estão partidos ou em curto, pois isso também pode causar chiados na sua gravação. Use cabos balanceados e de marca boa.

Outra dica também é evitar que cabos de força (tomadas de equipamentos) fiquem próximos aos cabos de áudio, pois pode acabar fazendo com que o campo magnético dos dois se cruze a cause vazamentos que podem comprometer o som da sua gravação, então, deixe os cabos do seu Home Studio organizados e separados para evitar esse problema.

5 – Nível da gravação

Muitas das vezes gravar com o nível de entrada de áudio baixo pode acabar provocando chiados de fundo no áudio, já se você gravar com o ganho muito alto pode causar cortes de sinal e causar distorção no áudio, então é importante ajustar os níveis para que sua gravação soe bem. Em muitos casos, o ruído de fundo pode ser mascarado apenas ajustando os níveis de gravação. É recomendado que deixei o nível de entrada em -6db, assim você evita distorção e também mascara o ruído de fundo na sua gravação no Home Studio.

6 – Outros problemas

Veja também se o problema não está no seu computador, talvez uma ventoinha muito barulhenta. Outra coisa importante é ter um suporte para o seu microfone, o chamado de shock mount (ou suporte aranha no Brasil).

Espero que essas 6 dicas para gravar áudio sem ruídos de fundo tenham te ajudo de alguma forma a evitar esses sons indesejados na gravação. Deixe seu comentário abaixo, caso tenha ficado com dúvidas, até a próxima!

Fique atualizado quanto as novas postagens do blog!